poker game

Rendimento da lenha

Rendimento da lenha

Nunca se deve usar lenha verde, a lenha verde poderá conter até 75% de humidade, essa percentagem terá um efeito significativo no rendimento da lenha e sobre o poder calorífico da lenha uma vez que, parte do calor gerado inicialmente serve para evaporar a água contida nesta, sendo desperdiçada na chaminé junto com o vapor produzido. Antes de ser utilizada, a lenha deve ser envelhecida por um período não inferior a 18 ou 24 meses, de modo a reduzir o seu teor de humidade a níveis aceitáveis, entre 15 e 20%.

Para se obter uma melhor prestação da sua lareira ou recuperador de calor é aconselhável, sendo possível, fazer uma mistura de lenha macia e dura, mais ou menos na percentagem 20% / 80% respectivamente. Esta mistura irá tirar partido do forte de cada tipo de lenha e irá manter um lume forte e duradouro

Onde utilizar a lenha

Rendimento da lenha em lareiras abertas é sempre inferior, comparado com o mesmo tipo de lenha a queimar num recuperador de calor. É aconselhável para uma melhor produção de calor a utilização de um recuperador de calor ou salamandra em vez de uma lareira aberta, o rendimento pode passar dos 40% para os 70%, conforme a qualidade do equipamento.

Lareira aberta

Lareira Aberta

Nordica Insert 100 Crystal

Recuperador de Calor

Loja da Lenha

Informação sobre lenha para lareiras
Lenha para lareiras, informação sobre lenha para lareiras, tipos de lenha, qual a melhor lenha, onde comprar lenha